Você já ouvir falar sobre disruptores endócrinos? Na endometriose já é bem estabelecida a relação, mas esse textão serve pra todas mulheres 🙋‍♀️, afinal estamos falando sobre “contaminantes” e sua ação no nosso sistema hormonal.

Sigo enfatizando que uma alimentação adequada fornece proteção e equilíbrio ao organismo, além de fortalecer o sistema imunológico, o que é fundamental na endometriose.

Infelizmente nossos vegetais, aqui no Brasil, tem um alto resíduo de agrotóxicos ☠, compostos químicos que chamamos de xenobióticos, ou melhor, substâncias que o nosso corpo não reconhece, pois estão na comida, mas não são nutrientes.

Compostos presentes nas embalagens plásticas, o bisfenol, e excessos de aditivos alimentares, como corantes artificiais e conservantes, também são chamados xenobióticos.

Quando em excesso no nosso organismo, acabam por confundir o sistema hormonal feminino, pois tem a estrutura física parecida com o estrógeno, e aí está o problema. Em resumo, afetam e desequilibram fortemente o sistema hormonal, muito envolvido com a endometriose e com a fertilidade também.

Ficam 3 dicas:
1️⃣ Procurar consumir vegetais orgânicos
2️⃣ Priorizar a comida caseira, evitando industrializados. Ex: preferir uma fruta a um biscoito.
3️⃣ Guardar os alimentos mais gordurosos como frangos, carnes, peixes e queijos em embalagens de vidro. O bisfenol, presente nos plásticos, pode migrar do plástico para o alimento.

O seu corpo agradece! 😍